Conferências Acesso Aberto, 16ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta

Tamanho Fonte: 
Mapeamento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em Repositórios Institucionais: caso do programa de pós-graduação stricto sensu em Gestão Ambiental do IFPE
Amanda Tavares Nascimento

Última alteração: 2025-04-11

Resumo


A Ciência Aberta tem se consolidado como um paradigma essencial para democratizar o conhecimento científico, promovendo diversidade, equidade, inovação e sustentabilidade.  Nesse sentido, os repositórios institucionais desempenham papel fundamental ao garantir acesso aberto e visibilidade à produção científica, especialmente quando alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. O presente trabalho apresenta uma iniciativa desenvolvida no programa de pós-graduação stricto sensu em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), que reformulou os termos de depósito no Repositório Institucional para possibilitar o mapeamento dos ODS em sua produção científica.

Os ODS representam um compromisso global para enfrentar desafios socioambientais e promover o desenvolvimento sustentável (ONU, 2015). No Brasil, a incorporação desses objetivos na ciência tem sido impulsionada por políticas de acesso aberto, como o Plano Nacional de Ciência Aberta (UNESCO, 2021). Os repositórios institucionais, ao armazenarem e disponibilizarem produções acadêmicas, tornam-se ferramentas estratégicas para mensurar e avaliar o impacto da pesquisa científica nos ODS.

O Repositório Institucional do IFPE já consolidava seu papel na disseminação da produção acadêmica da instituição, mas carecia de um mecanismo que permitisse identificar e quantificar a relação entre suas pesquisas e os ODS. Em 2023, a partir dessa percepção, foi promovida uma mudança nos formulários de depósito de publicações, passando a incluir um campo específico para indicar quais ODS eram abordados em cada estudo depositado. Essa reformulação possibilitou não apenas a organização sistemática dos dados, mas também a geração de indicadores e estatísticas sobre o alinhamento do programa de mestrado profissional em Gestão Ambiental com os objetivos globais da Agenda 2030.

Essa inovação permitiu mensurar a frequência com que cada ODS é abordado nas pesquisas, identificar tendências temáticas e embasar estratégias institucionais para o fortalecimento da agenda sustentável. Além disso, os dados obtidos podem se tornar uma fonte relevante para subsidiar políticas internas de fomento à pesquisa e para demonstrar o compromisso do IFPE com a Ciência Cidadã e o desenvolvimento sustentável. O estudo de Bornmann e Haunschild (2017) destaca que métricas são essenciais para avaliar o impacto social da ciência, e aplicadas em repositórios institucionais reforçamos a importância da iniciativa aqui apresentada.

Os primeiros resultados, obtidos no recorte temporal do quadrienio 2021-2024, evidenciaram que os ODS relacionados à Saúde e Bem-estar (ODS 3), Cidades e Comunidades Susntentáveis(ODS 11) e consumo e produção responsáveis (ODS 12) são os mais frequentemente contemplados nas pesquisas do programa. Esse mapeamento possibilita, ainda, identificar lacunas temáticas e direcionar futuras investigações para áreas menos exploradas.

A experiência do IFPE demonstra que repositórios institucionais não são ferramentas de arquivamento, mas desempenham um papel ativo na formulação de políticas científicas e na promoção de práticas sustentáveis. O avanço da Ciência Aberta exige estratégias inovadoras que integrem tecnologia, transparência e compromisso social. Dessa forma, o modelo adotado pelo IFPE pode ser replicado em outras instituições, fortalecendo a sinergia entre ciência, inovação e sustentabilidade.


Palavras-chave


Repositório Institucional; Indicadores; ODS; Sustentabilidade Educacional