Última alteração: 2025-04-14
Resumo
O estudo tem como objetivo analisar como a Ciência Aberta tem sido abordada em vídeos publicados no YouTube, a partir da distribuição temporal dos vídeos, das principais temáticas tratadas e dos canais responsáveis por sua divulgação. A metodologia é exploratória e descritiva, com uma abordagem quantitativa, sendo utilizado a Altmetric, com a busca realizada entre 2006 e 2024. O universo da pesquisa é 538.657 vídeos, sendo a amostra 48 vídeos que apresentam, no título, o termo Ciência Aberta. Os vídeos aparecem entre 2015 e 2023, com um destaque para 2021. Os termos mais encontrados a partir do títutlo foram “open science”, “webinar”, “pandemic”, “covid-19”, “saves”, “lives”, “data”, “diversity”, “access”, e “taxonomy”. Diante da amostra, os canais dos vídeos abrangem cinco categorias: institucional, profissional, evento científico, comunidade colaborativa e outros. Os vídeos analisados possuem foco educativo e informativo e produções que promovem discussões críticas, como relatos pessoais de pesquisadores envolvidos com a ciência aberta.