Última alteração: 2025-04-15
Resumo
Introdução: Este trabalho apresenta um diagnóstico preliminar sobre as políticas institucionais de acesso aberto das universidades federais brasileiras que obtiveram nota máxima no Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação do Brasil, com base no ano de 2023. A intenção é verificar se estas Instituições de Ensino Superior (IES) possuem políticas institucionais de acesso aberto, e se essas políticas estão em acordo com as diretrizes para políticas de desenvolvimento e promoção do acesso aberto da UNESCO (Swan, 2016). Materiais e métodos: Trata-se de um estudo exploratório de análise documental com abordagem qualitativa. Foram analisados os sites das 20 universidades federais com nota 5 no IGC do MEC 2023. Os dados foram coletados a partir dos sites das universidades e tratados utilizando técnica de análise de conteúdo nas políticas existentes. Resultados: Das 20 universidades analisadas, 15 possuem política relacionada à via verde (repositórios institucionais), porém nenhuma delas possui política institucional que atenda a via dourada do acesso aberto (publicação em periódicos). Entende-se, a partir dos resultados alcançados, que há necessidade de adequação das políticas institucionais das universidades, por seu caráter público, para que abranjam a via dourada do acesso aberto.