Conferências Acesso Aberto, 16ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta

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Ciência aberta na pós-graduação e a formação dos futuros pesquisadores
Maria Aparecida Alves da Costa, Lia Machado Fiuza Fialho, Karla Angélica Silva do Nascimento

Última alteração: 2025-04-14

Resumo


A proposta trata de um projeto de pesquisa com foco no fortalecimento da Ciência Aberta nos programas de pós-graduação, que articula 25 universidades, 15 nacionais e 10 internacionais. Ele foi elaborado por uma equipe composta por 28 professores doutores, dos quais 06 bolsistas produtividade, que são membros de programas de pós-graduação de 9 países. O objetivo central é formar os futuros pesquisadores para a adoção dos princípios da ciência aberta com vistas ao desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação no Brasil de maneira mais transparente e democrática. A relevância consiste em ampliar o conhecimento e as práticas em pesquisas alinhadas à ciência aberta dos alunos de pós-graduação, possibilitando à nova geração de pesquisadores adquirir saberes e competências para tornar o conhecimento mais aberto, transparente e útil para sociedade. Metodologicamente, foi considerada a pesquisa-ação composta por cinco fases: diagnóstica, planejamento da ação, tomada da ação, aprendizado em rede e avaliação. Em sumo, é possível inferir que a pesquisa colabora para fortalecer o envolvimento dos alunos e professores de pós-graduações no movimento da ciência aberta, para promoção do conhecimento internacionalizado, transparente, democrático e com compromisso social.


Palavras-chave


Programas de pós-graduação; Educação aberta; Ciência Aberta; Educação científica; jovens pesquisadores.