Última alteração: 2025-04-14
Resumo
Objetivamos com este poster apresentar um breve relato sobre a estruturação de uma metodologia para identificar, categorizar e indexar a produção científica da Fiocruz vinculada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)[1] no Arca – Repositório Institucional da Fiocruz[2]. O principal desafio foi desenvolver uma abordagem precisa, já que ferramentas de IA se mostraram generalistas, frequentemente associando ODS inadequados aos temas ou numa perspectiva não aplicada diretametne ao assunto principal do documento.
Metodologia
Iniciamos o trabalho com um mapeamento exaustivo dos subtópicos de cada ODS, avaliando de acordo com o contexto da instituição e indexando os termos em uma planilha. Paralelamente, analisamos a produção institucional, relatórios anuais de gestão, portarias, eventos e documentos técnicos, para identificar como a Fiocruz abordava os ODS ao longo de sua trajetória. Essa imersão permitiu contextualizar os termos às particularidades da instituição, evitando ruídos como por exemplo o termo "energia" que não poderia ser utilizado para o levantamento documental sem um qualificador como “limpa”ou “renovável” pois retornava documentos sobre energia celular, não relacionados a ODS 7.
Iniciamos então a criação de estratégias de busca no Repositório Arca que foram refinadas progressivamente, e para tal aplicação de precisão de busca foi priorizado o metadado "palavras-chave (dc.subject.other), que é um campo obrigatório e preenchido por autores e bibliotecários que reindexam toda a documentação que entra do Repositório, o que aumentou a precisão. Os termos foram traduzidos para o inglês, garantindo a recuperação de documentos nesse idioma. Após validação, os metadados foram exportados via CSV, com a inserção de um novo metadado padronizado (dc.subject.ods) e reintegrados ao sistema via interface de administrador. Num segundo momento em colaboração com a equipe de TI, implementamos filtros, alteramos a exibição dos registros para que contemplassem as ODS e novos métodos de navegação a partir das ODS.
Algumas escolhas críticas neste primeiro momento foram necessárias, optamos incialmente por não incluir o preenchumento das ODS no autoarquivamento pois não capacitamos os bibliotecários indexadores e ao risco de inserções incorretas por parte dos autores, o que validamos num teste inicial. Quanto a periodicidade, estabelecemos atualizações semestrais, para que possamos reaplicar o processo e os termos das ODS nos novos documentos que entrarem no sistema. Planejamos no futuro, mais que um método de naveçação e exibição, poder inserir os ícones dos ODS nos registros e uma página dedicada à temática.
Considerações finais
Este trabalho destacou a importância da curadoria manual para precisão temática, mesmo em cenários com grande volume documental, a partir desta abordagem baseada nos termos já indexados e revisão contínua por parte da equipe de gestão do Repositório, embora centralizadora, se mostrou eficaz. A aplicação de uma metodologia essencialmente biblioteconômica, simples e já conhecida das estragégias de busca, trouxeram mais relevância e especifidade do que novas tecnologias, enquanto a análise histórica da instituição garantiu contextualização. O modelo desenvolvido pode servir como referência para outras instituições que enfrentem desafios similares na articulação entre repositórios científicos e agendas globais.
[1] Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs
[2] Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/browse?type=subjectods