Conferências Acesso Aberto, 16ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta

Tamanho Fonte: 
Biblioteca Digital do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil)
Fernando de Jesus Pereira, Mirele Carolina Souza Ferreira Costa, Diego José Macêdo, Milton Shintaku

Última alteração: 2025-04-14

Resumo


O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é uma autarquia federal brasileira, vinculada ao Ministério da Cultura, que possui como missão promover a preservação do patrimônio cultural brasileiro de forma sustentável contribuindo para a cidadania, o reconhecimento, a valorização e a difusão da diversidade cultural (Iphan, 2023). Desta forma, o Iphan é produtor e difusor de informação patrimonial, que Sousa, Oliveira e Azevedo Netto (2015, p. 112) definem como “mensagem transmitida de um emissor para o receptor, que é reconhecida através de grupos sociais através de aspectos culturais desenvolvidos a partir de influências políticas, sociais, econômicas ou até mesmo jurídicas que enquanto relevantes se perpetuam”. Identificando como necessidade da instituição a disponibilização das dissertações do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural, do Programa de Especialização em Patrimônio ofertado pelo Centro Lucio Costa, unidade especial do Iphan, e as publicações do Instituto, firmou-se o Termo de Execução Descentralizada para o projeto de pesquisa para a criação do modelo de Biblioteca Digital para o Iphan. Sendo assim, implantou-se a Biblioteca Digital com o software livre DSpace 7, versão 7.6.2, organizando nas seguintes comunidades e coleções: Patrimônio Material, Patrimônio Ferroviário, Patrimônio Arqueológico, Patrimônio Imaterial, Patrimônio Mundial, Licenciamento Ambiental, Publicações do Iphan, Governança, Formação e Ensino. Durante a implantação da Biblioteca Digital do Iphan, destacou-se algumas questões referentes a análise dos materiais disponibilizados no antigo portal, tais como: materiais disponibilizados não editados pelo Iphan; a falta de indicação de copyright em alguns materiais; a existências de muitos contribuidores para a obra; a disponibilização da boneca do material [protótipo de trabalho gráfico destinado à impressão] e outras questões. Em vista disso, pensou-se num fluxograma de depósito que houvesse as etapas de seleção e avaliação do objeto digital, a submissão e descrição, a avaliação da submissão e da descrição e, por fim, a inclusão da capa. A partir desta experiência, pode-se dizer que instituições produtoras de informação especializada lidam com uma gama de materiais e recursos informacionais que podem não estar adequadas ao ambiente digital, mas devido o valor informacional, considera-se relevante a sua disponibilização. Dito isso, ressalta-se a atenção para a produção dos próximos recursos informacionais que deverão considerar os formatos digitais em perspectiva de inclusão na Biblioteca Digital do Iphan.

Palavras-chave


Biblioteca digital; Patrimônio cultural brasileiro; Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil)