Conferências Acesso Aberto, 16ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta

Tamanho Fonte: 
Estratégias de marketing de conteúdo off-page para ampliar a visibilidade de periódicos científicos em acesso aberto
Sophia Dalla Costa da Silveira, Kamilla Pereira Silva, Igor Moura Danieleviz e Silva

Última alteração: 2025-04-15

Resumo


Analisa a aplicação de estratégias de marketing de conteúdo off-page como forma de potencializar a visibilidade de periódicos científicos digitais em acesso aberto. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa exploratória e bibliográfica. Resulta na identificação de estratégias digitais que utilizam plataformas geradoras de conteúdo, como blogs, redes sociais e newsletters, para maximizar o engajamento e a distribuição digital da marca dos periódicos. Por fim, conclui-se que o uso planejado de marketing de conteúdo pode contribuir para o fortalecimento da comunicação científica e a aproximação com diferentes públicos. Espera-se que futuras pesquisas apresentem abordagens on-page e ampliem os estudos sobre estratégias de marketing científico digital para o ecossistema acadêmico.

Palavras-chave


Marketing de conteúdo; Periódicos científicos; Marketing digital; Divulgação científica; Estratégias off-page