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Adesão dos professores/pesquisadores das faculdades de Biblioteconomia as práticas de acesso aberto por meio da via verde
Última alteração: 2025-04-15
Resumo
Este estudo tem como objetivo avaliar o nível de adesão dos docentes das faculdades de Biblioteconomia de universidades públicas federais e estaduais brasileiras à prática de disponibilização de sua produção científica em Repositórios Institucionais (RIs), com ênfase nos artigos publicados em periódicos. A pesquisa analisou a produção científica de 354 docentes, que declararam a publicação de 9.016 artigos na Plataforma Lattes, e comparou esses dados com os artigos disponíveis no Portal Oasisbr, resultando em apenas 1.614 artigos acessíveis, ou aproximadamente 18% da produção declarada. Além disso, a pesquisa investigou a eficácia das políticas institucionais e os modelos de arquivamento adotados pelos RIs, observando que a maioria das universidades utiliza o depósito mediado, enquanto algumas instituições, como a UFRGS, optam por sistemas automatizados, mostrando-se mais eficientes. Os resultados indicam que a falta de políticas claras, a ausência de incentivos à cultura do acesso aberto e os desafios relacionados aos direitos autorais ainda são obstáculos significativos para a plena disponibilização da produção científica. O estudo destaca a necessidade de aprimorar as políticas de gestão dos RIs e a importância da interoperabilidade e da transparência na coleta de dados para melhorar a acessibilidade do conhecimento científico.
Palavras-chave
Acesso aberto; repositórios institucionais; política institucional de acesso aberto