Última alteração: 2025-04-15
Resumo
Os repositórios digitais surgem como ferramentas fundamentais para operacionalizar os princípios da Ciência Aberta e Educação Aberta, promovendo o acesso democrático ao conhecimento. Este trabalho tem como objetivo descrever a importância de estratégias inovadoras para repositórios digitais no contexto da Ciência Aberta e Educação Aberta, destacando a adoção de licenças abertas (como Creative Commons) e o desenvolvimento de funcionalidades colaborativas. Partindo da premissa de que Ciência Aberta (transparência na pesquisa) e Educação Aberta (recursos educacionais acessíveis) compartilham objetivos comuns, demonstramos como repositórios bem estruturados podem integrar essas duas dimensões. O estudo evidencia que tais inovações transformam repositórios digitais, como meros armazenadores de informação científica, para ambientes dinâmicos de produção científica e compartilhamento de conhecimentos. Essa efetividade depende de fatores como compromisso institucional com políticas de acesso aberto, capacitação de usuários e investimento em tecnologias adaptáveis. Argumentamos que a implementação dessas estratégias posiciona os repositórios digitais como agentes ativos na construção de ecossistemas de conhecimento mais inclusivos, superando limitações técnicas e culturais. O trabalho sugere ainda a necessidade de futuras pesquisas para mensurar o impacto dessas iniciativas em diferentes contextos lusófonos, reforçando seu potencial como instrumentos de transformação acadêmica e social alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.