Última alteração: 2025-04-15
Resumo
As editoras universitárias no Brasil ocupam uma posição estratégica na mediação do conhecimento científico. Este trabalho investiga como as práticas de ciência aberta e de divulgação científica vêm sendo incorporadas nas políticas editoriais de três editoras universitárias brasileiras: Unesp, Edufba e Eduerj. Com abordagem qualitativa, a pesquisa combina revisão de literatura, análise documental e entrevistas com editores, buscando compreender se há alinhamento entre a produção editorial dessas instituições e os princípios da ciência aberta, com foco na promoção do acesso ao conhecimento por meio do livro. A análise preliminar indica que, apesar dos avanços na publicação em acesso aberto, a presença de estratégias consolidadas de divulgação científica ainda é incipiente. Contudo, há iniciativas promissoras que apontam para o fortalecimento de coleções temáticas, ampliação do alcance digital e uso de ferramentas interativas. O estudo pretende contribuir para o debate sobre o papel das editoras universitárias na transição para práticas editoriais mais democráticas, abertas e inclusivas, especialmente no contexto latino-americano.