Conferências Acesso Aberto, 16ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta

Tamanho Fonte: 
Qual o lugar da Ciência Aberta na Redução do Consumo de Álcool? Características de revisões sistemáticas em um Mapa de Evidências em acesso aberto.
Mayara Rodrigues Batista, Camila Belo Tavares Ferreira, Kátia de Oliveira Simões, Raphael Chança, Gabriela Vasconcellos de Barros Vianna, Thainá Alves Malhão, Luciana Grucci Maya Moreira, Paula Aballo Nunes Machado, Maria Eduarda Leão Diogenes Melo, Fabio Fortunato Brasil de Carvalho, Carmen Veronica Mendes Abdala

Última alteração: 2025-06-12

Resumo


Um mapa de evidências sobre intervenções para reduzir o consumo e venda de álcool foi desenvolvido pelo INCA em parceria com a BIREME em 2023. O trabalho analisa o impacto do acesso restrito para políticas e programas de saúde baseada em evidências (SBE); as bases de dados para o tema prioritário para a promoção da saúde e busca mapear a situação dos estudos selecionados com foco na população brasileira. A análise revelou que a maioria dos estudos tem baixo nível de confiança, e muitos dos estudos de alta confiança são de acesso restrito, tornando-se um grande desafio para bibliotecários, gestores e pesquisadores que enfrentam o problema em países de baixo e médio desenvolvimento.

Palavras-chave


Acesso Aberto; Saúde Pública; Saúde Baseada em Evidências